O Gabinete de Mediação Positiva (Gm+), no ano letivo de 2021/2022, entre outras atividades, propôs-se levar aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo da Escola Básica de Santa Cruz/Trindade uma atividade relacionada com o “Bullying, em Contexto Escolar”, atividade essa desenvolvida pela professora Anabela Martins.



O que é o Bullying?


“O bullying corresponde a um comportamento intencionalmente agressivo, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: as crianças que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez.



O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.



O bullying pode acontecer durante ou depois das horas escolares, dentro da escola, mas também fora (nos espaços circundantes, nos meios de transporte) e na internet (por exemplo, no Facebook ou noutras redes sociais). Quer os rapazes quer as raparigas podem fazer bullying. As vítimas de bullying também podem ser raparigas ou rapazes.



Todas as turmas do 1.º ciclo (17 turmas no total) tiveram um bloco de 95 minutos, tal como, o Pré-escolar (5 turmas).



Houve dinamismo, participação, empatia, envolvimento, saber escutar, houve tempo para que todos se pudessem pronunciar e avaliar. Em nome do Gm+, agradeço a toda a comunidade educativa, especialmente à Coordenação da Escola que acolheu esta atividade e esteve sempre pronta a ajudar, às senhoras educadoras e a todos os senhores professores, bem como aos assistentes operacionais.



Agradeço às senhoras professoras Alcina Araújo e Carla Alves pelos trabalhos enviados, que comprovaram que todos os alunos entenderam que há um espaço, uma voz para todos, e que a violência, tem de ser denunciada e banida da escola.


(1) https://escolasaudavelmente.pt/pais/comunicar-com-os-filhos/falar-sobre-o-bullying




9 visualizações0 comentário


2 visualizações0 comentário


5 visualizações0 comentário